Uma Banca Digital constrói carreiras musicais?

Como uma estrutura, que opera através de (muita) influência e (muito) dinheiro, constrói carreiras como a de Luísa Sonza?

Uma Banca Digital constrói carreiras musicais?
Banca digital da Mynd8 (Reprodução)

Neste momento, quando essa newsletter é publicada, o site da Mynd8 não exibe mais em sua seção squad a Banca Digital. Criada por Murilo Henare, o conglomerado de perfis de entretenimento é parte importante da agência de Fátima Pissarra, Preta Gil, Carlos Scappini e Marcus Buaiz, que se juntou ao quadro de sócios em 2023.

A Banca Digital, se usada de maneira coordenada, possui potencial de movimentar cerca de 70% da base brasileira de usuários do Instagram. Um ecossistema com influência de fabricar tendências, viralizar artistas, impulsionar e/ou difamar carreiras, disseminar e/ou inibir notícias e propagandear marcas. Além de inserir figuras públicas e anônimas em um espiral retroalimentado por ódio ou elogios.

Entre os mais de 200 agenciados, a Mynd8 também é empresária da carreira de cerca de 30 nomes do mainstream brasileiro. Essa estrutura robusta está a serviço de artistas como Pabllo Vittar, Xamã, Léo Santana, Urias, Elba Ramalho e da cantora Luísa Sonza.

Além da Banca Digital, a agência está à frente da revista Billboard Brasil, do portal BuzzFeed Brasil, da premiação Womens Music Event Awards, e também possui parcerias comerciais com grandes festivais e as maiores gravadoras do país.


O que é a Mynd8?

A Mynd8 é "um grupo especializado em música, entretenimento e cultura digital" e nasceu para ocupar uma lacuna entre artistas e publicidade. A agência, fundada por Fátima Pissarra (CEO), Carlos Scappini (COO) e Preta Gil (sócia-diretora), foi concebida para explorar o mercado musical, mas, rapidamente, esse potencial foi extrapolado para o marketing de influência.

Segundo o seu próprio site, a Mynd8 conecta "pessoas, fãs e comunidades às marcas, através de suas paixões e interesses". Tudo isso através de projetos especiais que contam com um squad estelar e extenso, que inclui artistas da música, artes cênicas, influenciadores digitais e páginas dedicadas à conteúdo de entretenimento e celebridades.

Os mais de 200 agenciados atingem números que somados podem mobilizar cerca de 70% da base do Brasil no Instagram, a segunda rede social mais utilizada no país com cerca de 113 milhões de usuários. Esses dados fazem brilhar os olhos de marcas como iFood, Vigor, Engov, MAC, Pernambucanas, Coca Cola, Trident, Americanas, Ambev, entre outras.

O trio de sócios é composto por um rosto conhecido do público, Preta Gil. Além de Carlos Scappini, que passou por empresas como Telemig, Claro, Jornal Metro e Vevo (onde também era sócio de Fátima Pissarra).

Em uma breve entrevista para o canal Meio&Mensagem, Preta fala um pouco sobre como chegou até a sua sócia e como é o trabalho desenvolvido pela agência.

Apesar de Fátima Pissarra ser formada em jornalismo, ela se diz uma vendedora nata. Parte de sua carreira foi criando e vendendo projetos envolvendo música e marcas através de canais digitais.

Em entrevista ao podcast Podpah, Fátima conta sobre alguns de seus feitos na época em que trabalhava na NOKIA. Os projetos demandavam desde liberações de obras musicais junto a editoras e gravadoras até inserção de conteúdos em aparelhos celulares.

Após seis anos na empresa de telefonia, Fátima deu início a Vevo no Brasil através da sua empresa Music2. O seu trabalho consistia em articular marcas e artistas para a criação de conteúdos originais. Com a incorporação das operações da Vevo pelo YouTube, Fátima junto com seu sócio Carlos Scappini e Preta Gil, passaram a se posicionar no mercado como Mynd8.

A primeira artista a integrar o squad da Mynd8 foi Pabllo Vittar. Hoje, além da drag queen e quase sete anos de operação, seu cast de cantores e cantoras conta com Any Gabrielly, Aretuza Lovi, Cleo, Cynthia Luz, Danny Bond, Day Limns, Elba Ramalho, Flay, Felipe Pezzoni, Froid, Krawk, Léo Santana, Lexa, Lia Clark, Luísa Sonza, Maellen, Mariah Nala, Mumuzinho, NOG, Pepita, Preta Gil, Restart, Rincon Sapiência, Solange Almeida, Thiago Pantaleão, Urias, Viegas e Xamã.

Somam-se aos artistas da música outras figuras públicas conhecidas como Caio Castro, Heloisa Perissé e Paulinho Vilhena, além de influenciadores digitais dos mais diferentes nichos que inclui Bela Gil, Thiago Nigro, Thammy Miranda, Yuri Marçal, Pequena Lo, Deolane Bezerra, Gil do Vigor, Thelma Assis, João Guilherme, Flavio Verne (diretor artístico de Luísa Sonza), Carmem Vírginia (sócia de Luísa Sonza e Fátima Pissarra no restaurante Altar em São Paulo), Eliane Gerloff (mãe de Luísa Sonza), Facundo Guerra, Caito Maia e muito mais.

Parte do squad da Mynd8 (Acessado em 27 de dez. 2023)

De acordo com Carlos Scappini, o papel da Mynd8 é conectar os talentos da sua squad à marcas. No entanto, alguns desses artistas contam com o desenvolvimento de carreira para além do aspecto publicitário. Ou seja, é pensado desde a marca pessoal, até os caminhos possíveis para a carreira desse artista.

Dentro da música, sem dúvidas, um dos nomes com maior notoriedade no momento, principalmente dentro das redes sociais, é o da cantora Luísa Sonza, que tem como sua empresária a própria Fátima Pissarra e a sua Mynd8.


O sujeito oculto e a sua Banca

Provavelmente você não conheça o nome de Murilo Henare de imediato, mas talvez você já tenha visto algum post ou print pelo Instagram ou Twitter com um @ de alguma página que integra a Banca Digital, conglomerado de perfis dedicados à conteúdo de entretenimento, fofocas e celebridades, idealizado por ele.

O paulistano começou no Twitter criando memes sobre realities shows e novelas. Quando terminou o ensino médio, aos 18 anos, criou no Instagram o perfil Miga sua Loca.

Falava de assuntos da cultura pop, novelas, celebridades, Big Brother e memes. Foi sucesso instantâneo. Em quatro meses, atingiu a marca de 1 milhão de seguidores. Colocou então seu nome e e-mail na biografia do Instagram e começou a atrair mais clientes, dos quais passou a cobrar em dinheiro – entre 200 e 500 reais ao mês. Em 2016, seu trabalho chamou a atenção das gravadoras, interessadas em divulgar seus artistas e ampliar os ganhos com a reprodução das músicas nas plataformas digitais. Em 2017, prestes a completar 21 anos, viajou de avião pela primeira vez – de São Paulo ao Rio de Janeiro – para atender a um convite da Som Livre, que o chamara para cobrir a gravação do DVD da sertaneja Naiara Azevedo, realizada no Bar da Laje, no topo do Morro do Vidigal. - Piauí

O envolvimento de Murilo com a promoção de lançamentos musicais não parou, muito pelo contrário, cresceu. Entre os anos de 2017 e 2018 ele fez cobertura de shows de artistas como Wesley Safadão e Gabriel Diniz.

Sua entrada no mercado musical e publicitário rendeu a Murilo uma preciosa rede contatos.

“Eu tinha muitos amigos de internet (perfis de memes), que assim como eu, passaram a receber propostas comerciais de forma mais esporádica, mas que se tornou um fluxo muito intenso de demandas. Diante dessa crescente, tive a ideia de juntar essas páginas em algo maior, e entendi o interesse de cada um nessa empreitada, que era a Banca Digital”. - Murilo Henare para o site Propmark (08/08/2022).

Em 2019, Henare apresentou pessoalmente para Fátima o potencial da sua banca dentro do mercado musical e publicitário:

Para atrair o interesse de Pissarra, Henare contou casos de sucesso. Em dezembro de 2018, a pedido do seu amigo Gabriel Diniz, o cantor de “forronejo”, Henare começou a trabalhar para projetar a música Jenifer, que já atraía bom público com seu refrão-chiclete – O nome dela é Jenifer/Eu encontrei ela no Tinder/Não é minha namorada/Mas poderia ser – e, também, com a escolha da atriz Mariana Xavier para estrelar o clipe da canção. Baixinha e rechonchuda, Xavier fugia da imagem convencional das modelos altas e magérrimas e chamou atenção ao clipe, que virou notícia nas televisões e sites.

Henare ajudou o amigo fazendo o que sabe fazer: criou memes. Em um deles, uma mulher de pijama, nervosa e apreensiva, levanta-se da cama e, atrás dela, um cantor acompanhado por dois músicos arrebenta a parede e irrompe no quarto cantando que “o nome dela é Jenifer”. Isso fez sucesso. Outro exibia o ator Will Smith, astro de Um Maluco no Pedaço, dançando de modo desengonçado ao som do hit de Diniz. Isso também fez sucesso. Na selva do mundo digital, tudo é feito com imagens capturadas na internet e sem pagamento de direitos autorais. Deu certo. No Spotify, a plataforma de músicas e podcasts, Jenifer passou de 900 mil para 4 milhões de execuções por semana. Em janeiro de 2019, subiu para 5,6 milhões. (Em maio de 2019, Gabriel Diniz morreu num acidente aéreo em Sergipe. Tinha 28 anos.) - Piauí

Aos 23 anos na época, Murilo tornou-se sócio de Pissarra na chamada Banca Digital, oferecendo à Mynd8 aquela estrutura de milhares de seguidores.

Henare define a sua agência da seguinte maneira:

“A Banca Digital é uma agência de marketing de influência integrada à atuação da Mynd8 no mercado, que reúne em seu casting os maiores perfis de memes, entretenimento e notícias das redes sociais. Por meio dessas páginas, produzimos conteúdo diversificado por meio de uma comunicação autêntica, e com alto poder de viralização. O tempo que fiquei à frente de uma página que eu criei no Twitter, me aproximou de outros perfis com o mesmo direcionamento de conteúdo, e por conta do meu timing em identificar memes para notícias, o que gerava alto engajamento nos posts, artistas e gravadoras passaram a nos notar. Por conta dessa relação com as páginas, e pela minha rapidez, eu assumia muitas vezes a administração de outros perfis além do meu, e comecei a gerenciar todas as demandas comerciais que passaram a chegar, e ao entender que era uma procura recorrente, e que estávamos ganhando dinheiro com essa produção de conteúdo, identifiquei uma oportunidade de crescer algo que começou de forma despretensiosa na internet, mas tinha um alto potencial de business.” - Murilo Henare para o site Propmark (08/08/2022).

Antes de ser retirado do site a Banca contava com 34 perfis.

Em matéria na Revista Quem publicada em setembro de 2020, Henare diz:

“Nosso faturamento bruto foi de mais de R$ 15 milhões, de novembro até hoje. E de mês a mês vem crescendo. Tenho participação no lançamento de alguns novos artistas, que as gravadoras me propuseram e invisto neles. Temos um produto que é bom e eficiente de Paris a Mossoró. Hoje, moro em uma cobertura duplex em frente ao Shopping Frei Caneca, ajudo minha família e movimento a economia de muita gente com os memes”. - Quem

Além da Banca Digital, Murilo também é sócio com Fátima Pissarra no BuzzFeed Brasil e Billboard Brasil.

Como a Banca Digital funciona?

“A Banca Digital gerencia cerca de 35 perfis de memes, entretenimento e notícias das redes sociais para vendas de publicidade para as marcas, ou aquelas publicidades que sempre aparecem nos conteúdos engraçados e muito mais fáceis de viralizar e te dão aquela impressão de que “tá todo mundo falando sobre isso”. O projeto já rendeu trabalhos com grandes marcas, como Seara, Americanas, Vigor, Trident, Magazine Luiza, Ambev, dentre outras”. - Murilo Henare para o site Propmark (08/08/2022).

Sobre o potencial viral das campanhas realizadas pela Banca Digital o diretor comercial Felipe Filippelli explica:


Luísa Sonza no ecossistema Mynd8

Como dito anteriormente, grande parte da carreira de Fátima Pissarra foi dedicada à música e à articulação desse mercado com a publicidade. O que lhe rendeu, obviamente, uma rede de contatos invejada por qualquer artista independente. Hoje, esse networking pode ser considerado um ecossistema.

A estrutura que a Mynd8 dispõe para impulsionar seus agenciados é extremamente robusta e amarra quase todas as pontas envolvidas no desenvolvimento de qualquer carreira musical.

Eles possuem: um squad com figuras públicas que acumulam milhares de seguidores, contato direto com grandes marcas, uma rede de perfis de conteúdo para escoar o que o squad anuncia ou lança, uma mídia focada em música e com autoridade à seu dispor, que é a Billboard, e parceria com grandes festivais para inserir esses artistas nesses palcos.

Em 2022, Luísa tocou no Rock in Rio. No ano seguinte, em 2023, ela estreou sua nova turnê na primeira edição do The Town, em São Paulo. Para 2024 a cantora foi confirmada novamente para o Rock In Rio e também no festival Lollapalooza. Os três eventos são produzidos pela Rock World, empresa idealizada pelo empresário Roberto Medina.

Luísa também foi capa da primeira edição impressa da revista Billboard Brasil, realizada em parceria com o The Town.

Além do suporte da revista, da Banca Digital, Luísa também é destaque na premiação WME Awards, que também integra a Mynd8. O prêmio dedicado às mulheres do mercado musical já carregou em seu nome um by Vevo, by Music2 e agora exibe um by Billboard. Todas empresas de Fátima Pissarra.

Desde sua criação, em 2017, Luísa Sonza venceu pelo menos uma categoria em cinco edições diferentes.

Pandora e Doce 22

De acordo com Fátima, os trabalhos com a cantora começaram por volta de 2017/2018. Época que Luísa havia acabado de se casar com o humorista Whindersson Nunes.

A artista, que viralizou no YouTube cantando e tocando covers, lançou seus primeiros trabalhos em 2017, já com contrato assinado com a Universal Music Brasil, os singles Good Vibes e Olhos Castanhos (composta em homenagem à Whindersson).

No ano seguinte, Luísa gravou o clássico de Noel Rosa, Com que roupa eu vou, junto de Ludmilla, Cleo e Luan Santana como ação publicitária para a Hering.

A partir de 2018 é possível notar que a frequência de publicidade cresceu. Obviamente, resultado de um trabalho comercial muito bem empreendido pela Mynd8. O lançamento de seu primeiro álbum, o Pandora (2019), por exemplo, teve ação com as Americanas.com que vendeu os itens de um dos clipes.

Esse trabalho posicionou Luísa como uma artista pop para o mercado e público, além de atrelar à ela “bandeiras” como o feminismo e a causa LGBTQIAP+.

Entre os anos de 2019 e 2020 vimos Luísa fazendo diferentes featurings. Estratégia comum quando o objetivo é a expansão de alcance de determinado artista para além do seu nicho.

Ainda na seara das parcerias publicitárias, o seu grande sucesso do ano de 2020, o single Braba, teve a Quem disse Berenice? presente no videoclipe. Luísa aparece nas primeiras cenas usando uma nova cor de batom da marca.

Em 2021, Luísa lançou o álbum Doce 22 após uma onda intensa de ódio direcionada à ela, o divórcio com Whindersson Nunes e o seu relacionamento com o cantor Vitão.

É importante frisar que, desde o início de sua carreira, a vida privada e pública de Luísa Sonza foram assuntos nas redes sociais e em sua própria obra. Os trabalhos sempre dialogaram muito com o que se passava em sua vida pessoal, principalmente no que diz respeito aos relacionamentos amorosos. Seu primeiro single foi sobre seu ex-marido, o primeiro disco chamado Pandora, segundo a própria artista, foi uma maneira de cantar o que ela guardava em seu íntimo até aquele momento, e quando Doce 22 chegou, o público teve ainda mais contato com o aspecto privado de sua vida através de canções como Penhasco, também para Whindersson, e videoclipes como Mulher do Ano, gravado com Vitão.

Doce 22 atingiu números que a artista ainda não havia visto em suas músicas. Modo Turbo, o primeiro single lançado, alcançou 100 milhões de visualizações no YouTube em apenas dois meses. O feito foi resultado de uma ação de lançamento agressiva. A música, que tem Anitta e Pabllo Vittar como participações, teve vídeo de coreografia, de karaokê, banners em bancas de jornais, press kit, ônibus personalizado e um challenge que foi replicado à exaustão no TikTok.

Escândalo Íntimo

Em 2022, Fátima e Luísa assinaram um contrato milionário com a Sony Music.

Desde 2019, Sony e Mynd8 possuem uma parceria comercial. A agência é responsável por alavancar projetos proprietários da gravadora e prospectar anunciantes em seu nome.

O primeiro single na nova gravadora foi Cachorrinhas em 2023. E na sequência o lançamento parcial de Escândalo Íntimo, seu terceiro álbum (até o momento da publicação dessa newsletter ainda existem três músicas bloqueadas no álbum, uma delas com a dupla Maiara & Maraisa).

Por estratégia ou zelo, ou os dois, o que vemos, desde sua entrada na Sony e ao longo da divulgação do álbum, é um controle muito maior com as narrativas que orbitam Luísa Sonza, e tanto a Banca Digital, quanto a Mynd8, tem trabalhado ativamente para isso.

O primeiro videoclipe e single, Campo de Morango, gerou muita repercussão e as opiniões são diversas e muito diferentes. Em entrevista para o PodDelas, Luísa disse que sabia da onda de críticas negativas que viria. No dia do lançamento quase nenhum perfil da Banca Digital falou sobre o vídeo. Entretanto, nos dias seguintes é possível ver alguns posts mostrando Luísa rebatendo críticas ou pessoas elogiando.

Com a canção Chico, música que alcançou o top 1 do Spotify Brasil, vimos uma onda de comoção de diferentes lados. Assinada por Luísa Sonza, Bruno Caliman, Carolzinha, Douglas Moda e Jenni Mosello, a composição nasceu em Los Angeles, ainda durante as gravações do disco.

A canção feita para Chico Veiga, seu namorado na época, possui sonoridade de fácil assimilação que recorda uma bossa nova, e foi objeto de debates sobre seu verdadeiro gênero musical. Algumas pessoas defendiam que se tratava sim de uma bossa nova, e outras que era apenas mais uma canção de MPB.

Caetano Veloso “entrou na discussão” e em vídeo gravado por Paula Lavigne, admitiu que “sim, é bossa nova”. Vale dizer que a última música de Escândalo Íntimo é You don’t know me, de Caetano, que apesar de não ter sido lançada ainda, é possível ver dentro do álbum nas plataformas de streaming.

No dia 20 de setembro, o Mais Você, de Ana Maria Braga, foi palco para Luísa Sonza ler uma carta aberta, onde dizia que foi traída por Chico. O namoro, que durou cerca de quatro meses, entrou novamente no espiral de comentários na internet. A dicotomia “traição ou marketing?” foi o debate da vez. Na mesma ocasião, Luísa aproveitou para divulgar com Duda Beat mais um single do álbum, a música Ana Maria, parceria entre as duas cantoras.

Tanto no dia da leitura da carta, quanto nos dias que se seguiram, vimos a Banca Digital publicar de maneira exaustiva sobre o assunto. Luísa havia sofrido uma traição da paixão que a inspirou, que fez nascer uma canção que se transformou em hit. Como assim ela poderia ter sido traída?

Perfil do Alfinetei no dia da leitura da carta aberta de Luísa Sonza

No mesmo dia, o Estadão deu a nota que o processo movido contra Luísa por racismo havia sido arquivado depois de um acordo entre ambas as partes.

Sobre o caso de racismo, que aconteceu em 2018, Luísa falou pouco e em poucos lugares. Uma das ocasioões foi durante entrevista para o canal de YouTube da drag queen Bianca DellaFancy, sua colega de Mynd8.

Adotando outra estratégia de controle de narrativa, Luísa lançou o documentário Se eu fosse Luísa em parceria com a Netflix. Ao longo dos três episódios vemos pinceladas sobre polêmicas publicizadas, mas nenhuma tentativa real de ir fundo, como no caso do processo e o término do seu namoro com Chico Veiga.

Escândalo Íntimo é um retalho de referências musicais e segue mesclando o público-privado. Temos sample de Abílio Manoel, interlúdio com voz de Vanessa da Mata, refrão de Rita Lee e regravação de Caetano Veloso. E o documentário tenta a todo momento nos inserir essa Luísa, uma artista que tem controle sobre tua própria obra, que a cria, para além da indústria. No entanto, quando analisamos sua carreira, não há ninguém mais mergulhada nas dinâmicas da indústria nesse momento do que Luísa Sonza.

O lançamento do documentário teve uma ação coordenada da Banca Digital, que se dividiu em publicar conteúdos que se repetiram entre os perfis e uma ação de publicidade que Luísa fez para a marca de sabão em pó OMO no pink carpet do TikTok Awards, que aconteceu no dia anterior que a Netflix disponibilizou a série documental.

Para esta publicação, analisei as postagens do dia 13 de dezembro, data de lançamento do documentário, dos perfis Alfinetei, Alfinetei Teen, Babados, Central da Fama, Fofoquei, Fuxiquei, GeShow, Miga sua louca, Nana Rude, Nazare Amarga, Subcelebrities, Tricotei, Vem me buscar Hebe e Xuxa na Nave, todos da Banca Digital. Dos 14 perfis, 12 publicaram a publicidade e 13 fizeram postagens referentes ao documentário. No total foram 34 postagens a respeito de Luísa Sonza para uma base que somada chega a 70 milhões de usuários.

Pronto, mais uma conversa viral a respeito da artista foi criada.


Carreira orgânica ou #publi?

Quem trabalha no mercado musical tem conhecimento sobre o quanto a criatividade e a quantidade de dinheiro definem a proporção de um lançamento.

O caso de Luísa Sonza é apenas mais um. A Banca Digital não é a única a divulgar artistas de seu interesse e parceiros. O sertanejo e forró já adotaram essa estratégia há um tempo também. O meu ponto, na verdade, é provocar você, que está lendo, sobre o fato de não termos transparência sobre o que é ou não publicidade.

Hoje o Conar tem regras bem claras quanto à publicidade em redes sociais, mas o mercado musical ainda não as segue. Parece que a prática do jabá em rádio e televisão agora é digital. Ou seja, se no rádio o ouvinte não é informado que uma gravadora pagou para determinada música tocar, nas redes sociais os usuários não são informados que aquele post “orgânico” falando sobre alguma música ou artista também foram pagos.

A Banca Digital não informa – nunca – quando se trata de propaganda de artistas lançando clipes, ainda que todas as gravadoras sejam clientes da empresa. “Fui informado pelos advogados de que, em se tratando de música, não existe essa obrigatoriedade. Cantores, artistas… no caso da divulgação de pessoas, não de marcas, o Conar não faz a exigência do aviso de publicidade”, disse Henare. Procurado pela piauí, o Conar explicou que não é bem assim. Um perfil do Instagram pode falar do artista que bem entender. Mas, se seu objetivo é promover determinado clipe ou streaming mediante cachê pago pela gravadora do cantor, a coisa muda de figura e ganha um caráter comercial. O artigo 18 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária esclarece: “A palavra ‘produto’ inclui bens, serviços, facilidades, instituições, conceitos ou ideias que sejam promovidos pela publicidade.” Isso inclui música. - Piauí

Henare, para a Piauí, disse que quando é divulgação de pessoas não existe exigência. No entanto, em todas entrevistas que assisti dos sócios da Mynd8 é sempre frisado que eles desenvolvem a marca dos artistas, e que suas músicas são produtos.

Se você vende um espaço em um perfil para a divulgação de qualquer coisa, o público precisa saber, caso contrário é publicidade velada.

Embora a Banca Digital já tenha dito inúmeras vezes que não existe coordenação em algumas postagens, o lançamento do documentário de Luísa nos revela o oposto.


Sobre o caso Choquei. O perfil já fez parte da Banca Digital, mas desde janeiro de 2022 não é mais. No entanto, os relatos são que a página Garotx do Blog, essa sim parte do squad, foi quem publicou informações falsas sobre Whindersson Nunes e Jéssica Canedo pela primeira vez.

Em muitas entrevistas, e na nota emitida pela Mynd8, Fátima sempre deixa muito claro que não se envolve no editorial desses perfis, que eles possuem total liberdade, e que o seu trabalho é APENAS comercial. O que é bem lamentável de se ouvir, porque a partir do momento que você VENDE publicidade para um perfil que publica notícias falsas, você está financiando a propagação desses conteúdos e ganhando comissão em cima disso. Apenas se esquivar da responsabilidade é de uma falta de tato que não tenho adjetivo para colocar aqui e nem quero.

O meu ponto com esse texto é frisar, mais uma vez, que na indústria fonográfica de HOJE carreiras são criadas, e que talento e esforço não viralizam sem investimento. O mercado não é feito de organicidade e o que surge na contramão disso é a excessão, não a regra. Porque a regra é criada por quem paga mais.


Para ir mais fundo:

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